No mês passado, trouxemos o início do SARS-CoV-1, vírus que se tornou o que conhecemos hoje por SARS-CoV-2, popularmente COVID-19.
Hoje, após dois anos em pandemia, estamos vivendo gradativamente um retorno ao normal, ou como muitos dizem, ao novo normal. Trouxemos no segundo post da trilogia sobre o SARS a perspectiva do hoje. De 2020 até maio de 2022, podemos trazer uma série de pontos negativos que vieram com essa pandemia, mas também pontos positivos apareceram.
Infelizmente no mundo todo, tivemos uma média de 6 milhões de vidas perdidas por causa da COVID-19 e suas complicações.
Várias empresas tiveram que fechar suas portas por declínios financeiros.
A pandemia também deixou os profissionais da saúde mental em alerta, pois, com o lockdown, o número de pesquisas sobre transtornos mentais aumentou cerca de 26%.
Felizmente, podemos tirar resultados positivos também, e esperar que com eles, nossa sociedade valorize a tecnologia e a ciência.
Segundo a OMS foram aplicadas 11.324.805.837 doses das vacinas disponíveis no mercado.
As vacinas eficazes foram fabricadas em tempo recorde, mostrando a qualidade e tecnologia da ciência não só do Brasil, mas do mundo.
Houve uma diminuição significativa de poluentes.
Nesses dois anos, muito se foi aprendido e ensinado sobre novos métodos de higiene e cuidados pessoais e com os próximos. Esperamos que tais cuidados se tornem cada vez mais aderidos pela sociedade e perdurem para as gerações futuras, evitando assim, o que vivemos atualmente.
Comentarios