top of page
daniel29401

Mundo Nanox: Os termos mais ouvidos no nosso dia a dia!




A Nanox, que atua há 17 anos no mercado, busca a cada dia, executar o conhecimento em ciência a serviço da vida.


Nossa equipe é composta por profissionais técnicos multidisciplinares. Eles são aptos a trazerem informações e sanarem dúvidas sobre os mais diversos assuntos que englobam nosso produto.


Por trabalharmos com soluções baseadas em testes e pesquisas no campo da microbiologia, muitas vezes, nosso jargão é composto por conceitos muito específicos.


É claro que nós tentamos trabalhar esses conceitos nos nossos veículos de informação da forma mais didática e instrutiva possível. Mas como profissionais, entendemos também, que não se precisa de conhecimentos específicos para ser beneficiado por nossa tecnologia.


Apesar disso, queremos trazer, neste artigo, os principais conceitos que circundam o cotidiano de todo mundo que é #TeamNanox!


Para quem se interessa por controle microbiológico, trataremos a seguir, a significação dos principais termos que estão presentes no dia a dia dos colaboradores, parceiros e clientes da Nanox.


As pessoas falam, mas não deviam:


Justamente por trabalharmos com um produto bastante técnico e específico, é natural que nossa equipe cotidianamente lide com termos que são empregados de forma indevida.


Seja por desinformação técnica, por usabilidade ou apenas um equívoco impensado, muitas vezes, pessoas usam termos que trazem certa informação enquanto na verdade querem dizer, justamente ao contrário.


Pensando nisso, trataremos de alguns desses termos que são erroneamente empregados e podem gerar algum tipo de confusão:


1. Antibactericida; antifungicida:


Quando esses termos são empregados dessa forma, normalmente o falante faz referência a uma das principais propriedades da nossa tecnologia: a função de inibir a ação de fungos e bactérias.


O que a maioria das pessoas não imagina ao utilizar esse conceito, é que o equívoco que tange esse termo, não está relacionado com microbiologia, mas sim com conceitos simples da morfologia do português brasileiro.


Acontece que termos como antibactericida e antifungicida, estão acompanhados de dois afixos que interferem no sentido um do outro quando empregados juntos em um mesmo radical.


O Sufixo -cida transmite o sentido de inibir, eliminar, matar. E o prefixo -Anti, indica oposição, significação contrária ao que as outras estruturas morfológicas da palavra indicam.


Dessa forma, o termo antibactericida não se refere a propriedade antimicrobiana de fato, por exemplo. Na realidade, o conceito empregado dessa forma, significa a não propriedade bactericida de algum produto.


Da mesma forma acontece com a propriedade fungicida do nosso produto. Mas agora você já sabe, quando for se referir a essas propriedades os termos corretos são: antibacteriano ou então bactericida.


Para entender melhor:


Mesmo explicando os equívocos cometidos na linguagem do dia a dia, até mesmo os termos corretos são complexos de se entender.


Isso acontece pois nosso produto é desenvolvido a partir de conhecimentos científicos elaborados. Mas não se preocupe, a seguir traremos especificações dos conceitos técnicos que circundam nossa tecnologia.


2. Nanotecnologia:


Através dos estudos que englobam a nanociência, cientistas são capazes de manipular as nanoestruturas, assim desenvolvendo materiais com propriedades específicas. Mas o que isso significa na prática?


Essas propriedades particulares são resultados da capacidade de ver, analisar e até controlar átomos e moléculas individuais.


É muito comum, quando se ouve falar sobre nanotecnologia, fazer associações com filmes mirabolantes de ficção científica que abordam o potencial tecnológico de nanorobôs.


Ou seja, tem-se muito claro, na ótica popular, a presença da nanociência na robótica e na eletrônica, mas já vimos que as aplicações podem ser as mais diversas.


A própria Nanox, faz uso da nanociência para outros objetivos. Sendo uma das principais empresas no mercado de antimicrobianos e pioneira no uso de nanotecnologias para o desenvolvimento de soluções inteligentes para multimercados.


A partir do conhecimento em nanociência, os profissionais da nossa equipe desenvolvem, produzem e comercializam a própria tecnologia antimicrobiana, antifúngica e antiviral.


Em meio a uma pandemia global promovida pelo novo Coronavírus, a preocupação com o controle de agentes patogênicos tem se tornado cada vez mais forte.


Nesse contexto, a tecnologia desenvolvida pela Nanox, foi capaz de promover uma ampla segurança contra o vírus SARS Cov-2. Tornando-se assim, a primeira empresa brasileira a apresentar eficácia comprovada contra o novo coronavírus.


3. Tecnologia de prata:


Seja dentro ou fora do universo de conhecimento da Nanox, você certamente já ouviu falar sobre tecnologias de prata. Isso é um fato, pois a prata é um elemento químico muito importante, conhecido por suas propriedades específicas e sua ampla aplicação a diversos fins.


Falamos anteriormente sobre nanotecnologia, o fato é que utilizamos dos conhecimentos em nanotecnologia e manipulação de nanoestruturas para desenvolver a tecnologia de prata que aplicamos.


Nanomateriais possuem graus estruturais em escalas nanométricas, são corpos cujas dimensões alteram suas propriedades usuais. A prata por sua vez, quando manipulada em suas nanoestruturas, apresenta propriedades desinfectantes e antissépticas.


Diversos estudos sobre a ação da prata são realizados pelo Brasil e pelo mundo. Esse material é, desde a antiguidade, conhecido por seu efeito bactericida.


Partindo do benefício promovido por esse elemento químico foi possível desenvolver a tecnologia antimicrobiana da Nanox, que pode ser aplicada em diversos tipos de materiais, funcionando como uma solução multimercado.


Diferentes tipos de microrganismos:


Já falamos bastante por aqui que nossa solução apresenta uma proteção de amplo espectro. Isso significa que a tecnologia antimicrobiana da Nanox, possui eficiência em inibir a proliferação e ação nociva de diversos tipos de microrganismos.


Toda a ação da nossa tecnologia é respaldada em testes de eficiência laboratoriais que seguem diretrizes de normas específicas. Vamos conhecer a seguir, alguns dos principais nomes que já tiveram a ação da nossa solução comprovada.


4. Staphylococcus aureus:


A Staphylococcus aureus é uma bactéria das muitas espécies do gênero estafilococos, gram-positiva. Isso significa que elas possuem um formato arredondado e obtêm uma coloração violeta quando submetida a técnica de Gram.


Essa bactéria é uma das muitas que compõem a microbiota humana, esta presente naturalmente na pele e mucosa das pessoas, sem oferecer riscos à saúde.


No entanto, ao se deparar com alguma deficiência do sistema imunológico ou alguma ferida essa bactéria pode atingir a corrente sanguínea. Isso resulta em uma infecção generalizada danosa à saúde humana.


Ainda a exemplo de bactérias que nossa solução oferece segurança, tema a Escherichia Coli, uma bactéria bacilar gram-negativa.


Assim como a Staphlococcus aureus, essa bactéria habita naturalmente o organismo humano. Sendo naturalmente encontrada no intestino de seres humanos, mas alguns tipos dessa bactéria apresentam nocividade à saúde humana.


Essas duas bactérias de diferentes naturezas estão suscetíveis a sofrer a ação antimicrobiana da tecnologia de prata desenvolvida pela Nanox.


5. Candida albicans:


O microrganismo Candida albicans, é um fungo que é encontrado no organismo humano de forma natural, sem resultar em uma infecção. Esse microrganismo pode ser encontrado em várias partes do corpo, principalmente em mucosas.


Naturalmente, vive em equilíbrio com o corpo do seu hospedeiro, no entanto quando existe alguma deficiência no sistema imunológico do mesmo, o fungo pode passar a manifestar sintomas.


Outro fungo que também é utilizado nos testes de eficiência da tecnologia é o Aspergillus, também é um patógeno muito popular, presente em diversos ambientes.


6. SARS-CoV-2:


A maioria das pessoas já sabe, que esse nome trata do vírus avassalador que parou a humanidade por mais de dois anos.


Ele representou uma ameaça brutal, que a tecnologia da Nanox foi capaz de conter.


Trata-se de um vírus da família coronavírus que até 2019 não infectava seres humanos, mas ao representar uma ameaça à vida humana, esforços não foram poupados a fim de promover maior segurança para as pessoas.

A Nanox não ficou para trás, e logo foi capaz de comprovar a eficiência da sua tecnologia contra esse novo patógeno. Tendo como grande novidade a aplicação da tecnologia em materiais têxteis, a fim de torná-los capazes de inibir a ação do novo coronavírus.


Isso só foi possível, bem como a eficácia contra outros microrganismos, a partir de testes laboratoriais homologados por normas internacionais.


Tem muito mais!


Depois da leitura desse artigo, acredito que você deve estar por dentro do universo Nanox, onde é possível identificar e lutar contra esses inimigos invisíveis que inevitavelmente fazem parte da nossa vida.


Mas trabalhar com controle microbiológico é um trabalho meticuloso de constante análise e estudo, para não perder nenhuma novidade, nos acompanhe nas redes sociais. Lá traremos sempre conteúdos e informações relevantes para quem procura conhecimento em ciência a serviço da vida.






Comments


MAIS NOVIDADES?!

Fique por dentro! Receba conteúdos e outras notícias sobre a Nanox em primeira mão.

005_contact-us.png

 FALE CONOSCO 

bottom of page