top of page
  • Giovanna Rubin

Alpes&Nanox: Uma parceria que nasceu na Alemanha.



A #Feira-#K de Plásticos e Borrachas, que acontece de três em três anos em Düsseldorf (Alemanha), está com data marcada para outubro de 2022. A #Nanox expôs na feira todas as vezes em que teve a oportunidade desde 2013, e tem a presença confirmadíssima para a edição deste ano.


Lá, nós criamos vários contatos e até mesmo desenvolvemos parcerias que perduram até hoje. Um grande exemplo disso é a parceria entre Alpes e Nanox. Em celebração da feira e da união entre as duas empresas, a Nanox conversou com a Diretora de Comércio Exterior e Marketing da #Alpes, Alessandra Zambaldi.



**Alessandra Zambaldi é formada em Engenharia Química pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Atuando na Alpes desde 1995, esteve à frente de todas as inovações que a empresa vem tendo, e foi com ela que nós, da Nanox, obtivemos o primeiro contato, criando um vínculo duradouro entre as empresas até hoje.


1) Alessandra, como foi o encontro entre Nanox e Alpes na Feira K de 2016?


“Cada vez em que vamos na Feira K, temos o intuito de sempre buscar alguma novidade no segmento, essa é sempre a ideia da Alpes, levar o diferencial para o cliente final.

Eu e meu irmão estávamos andando pela Feira K, procurando plastificantes novos ou outra utilidade. Já estávamos de olho em aplicações bactericidas e fungicidas de empresas que vinham da Espanha, mas ainda eram estudos embrionários. Enquanto andávamos, vimos o estande da Nanox, foi quando meu irmão disse “Nossa, é do #Brasil”, e lá fomos nós conversar com os representantes, no caso os fundadores da Nanox, o #Gustavo e o #Daniel.

Realmente nunca tínhamos ouvido falar da Nanox no Brasil, mas quando conversamos com eles para entender como o funcionava o bactericida, como era a questão para a ação nos alimentos, perguntar sobre as #legislações necessárias, percebemos que poderia ser uma parceria frutífera para ambos os lados e foi então que, quando voltamos para o Brasil, realmente iniciamos as conversas de fato.”

2) Como está sendo a parceria entre as duas empresas?


A parceria com a empresa é ótima! Porém, temos dificuldades de comunicação com o nosso cliente, pois as coisas das quais falamos são concretas mas não a olho nu, isso torna muito difícil o convencimento com o cliente para a utilização. 100% da nossa linha doméstica tem aplicação #Nanox. Quem comprar nossa linha doméstica e semiprofissional tem o produto com a ação antimicrobiana.


Temos um cliente, por exemplo, que faz esfihas artesanais, que possui a marca própria e vende em supermercados. Esse cliente fez questão de imprimir o selo antibacteriano e colar em todas as embalagens. O diferencial desse cliente é pois estar melhor protegido, conservando mais o frescor e sabor, por ter ganho mais vida útil.


Estamos agora dentro de um projeto, tentando levar aos supermercados que não conseguiram ver isso, que não fazem o balanço do (percentual de alimentos) que é perdido. Estamos tentando fazer um trabalho com um supermercado, que já é nosso cliente, observando a publicação da Portaria nº 458 que dispensa a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade em vegetais frescos embalados, (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias-2022/produtores-nao-sao-obrigados-a-informar-prazo-de-validade-em-vegetais-frescos-embalados), então estamos verificando com eles, já que agora os hortifrútis vendidos serão aqueles que atendam aos requisitos mínimos de identidade e qualidade, características que podem ser beneficiadas com nossas linhas. Estamos propondo um trabalho.


Temos outras linhas como o ziplock de polietileno que também desenvolvemos com a tecnologia antibacteriana. Estamos com a estratégia de dar ênfase no ganho de vida útil, pois percebemos que faz sentido falar muito mais de um benefício final do que a funcionalidade da #tecnologia, que seria o meio que se obtém essa característica. Porque, quando você fala de bactericida, muitas vezes as pessoas não conseguem entender que esse efeito protege o alimento delas que pode estar sendo contaminado por micro-organismos se ele não estiver bem protegido.

Por conta da tecnologia não influenciar visualmente as características do nosso plástico filme, as pessoas focam na finalidade comum e às vezes dizem: “Certo. Mas o outro também protege”. Então, precisamos enfatizar: “Enquanto os outros possuem apenas uma barreira mecânica, o nosso tem uma barreira extra contra os #micro-organismos''. Por isso, a nossa estratégia é focar em um importante benefício final: o alimento do consumidor pode ganhar vida útil.

3) O que a Alpes está monitorando no momento?


A Alpes criou uma landing page chamada “AlpFilmCycle”, estamos focando e monitorando a sustentabilidade e o futuro, novidades vão vir por aí, nossos olhos estão focados para um viés ecológico e social.


Comments


MAIS NOVIDADES?!

Fique por dentro! Receba conteúdos e outras notícias sobre a Nanox em primeira mão.

005_contact-us.png

 FALE CONOSCO 

bottom of page